top of page
Buscar

Saúde é beleza além do olhar

Saber apreciar a beleza é uma grande virtude, que pode ser observada sob diferentes perspectivas. Gosto de duas, em especial. A primeira diz respeito à beleza em si, que vai muito além do que vemos com os olhos.



Não é apenas o estético (onde o que é belo para um pode não ser para o outro, vale lembrar), mas as impressões que aquilo causa, as emoções, e o despertar dos sentidos. Quando nos permitimos inundar pela beleza em um estado de presença, podemos vivenciar experiências internas únicas e mágicas.


Isso nos leva à segunda perspectiva, que diz respeito à apreciação. Se estivermos atentos, vamos perceber que a beleza está ao nosso redor, a todo momento, desde que tenhamos a sensibilidade para percebê-la. Ela está na obra de arte, no rosto de uma modelo famosa, na fotografia do filme que ganhou o Oscar, na brisa do mar, mas também está na xícara de chá, no bolo quentinho, no relógio antigo que pertenceu a seu pai, no sorriso largo de uma pessoa que você nem conhece ou naquele pijama surrado que te traz aconchego. É clichê, mas é verdade: a beleza está nos olhos de quem vê (e, acrescento, no coração também).


Uma das questões que mais nos afeta em relação à beleza é a estética pessoal. O Brasil é conhecido mundialmente pela beleza de suas mulheres e homens e a população está cada vez mais consciente sobre saúde, nutrição, e produtos que valorizem sua beleza natural. Nesse contexto, a nutrição em estética está ganhando destaque, com ênfase na ciência, alimentação, estilo de vida e consumo de nutracêuticos, fitoterápicos e alimentos com propriedades especiais para minimizar as alterações decorrentes do envelhecimento da pele.


Devido ao meu trabalho, a beleza da pele me toca profundamente – e não apenas a aparência, mas o que há da pele para dentro. Sabe-se, que umas das causas do envelhecimento cutâneo é a ação aos raios ultravioleta e a tão comentada luz azul, condições ambientais e alimentares inadequadas que promovem o envelhecimento cutâneo, produção de manchas, diminuição da função barreira, perda da elasticidade e danos ao DNA.


Ou seja: se estamos vivendo, interagindo, nos conectando, nos alimentando, é natural estarmos constantemente estimulamos reações na nossa pele. Desse modo, cuidados com a estética passam a influenciar os cuidados com a saúde, ao mesmo tempo em que a evolução da ciência da nutrição permite o conhecimento sobre a ação de cada nutriente no organismo. Além disso (e vejam a beleza que a ciência nos traz), vem sendo demonstrado que algumas substâncias presentes nos alimentos, denominadas compostos bioativos (ainda não consideradas como nutrientes), podem ser importantes para a saúde da pele.


Portanto, os cuidados com a saúde estética devem começar pela nossa alimentação. Uma dieta equilibrada e repleta de alimentos in natura (frutas e hortaliças, preferencialmente orgânicos) é fundamental para a prevenção e o combate de muitas doenças.


Não pretendo, de forma alguma, condenar os procedimentos estéticos (cada um deve fazer o que lhe tornar mais feliz, de maneira consciente), mas a beleza que vem da saúde não enche apenas os olhos – ela transparece em cada célula do nosso corpo!


Daqui pra frente, trarei informações, dicas e reflexões sobre alimentação, saúde e beleza, adicionando algumas pitadas de virtudes como um temperinho a mais. Espero que a receita agrade todos os seus sentidos.


Com afeto, Vanessa Suzuki.

31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page