top of page
Buscar

Colágeno: o que é e quais os benefícios para a pele?

Se você é antenada à saúde da sua pele, com certeza já faz tempo que ouve falar do colágeno. Isso porque nos últimos anos, o colágeno se tornou um dos principais temas das conversas sobre saúde e beleza da pele, e por isso é fundamental entender a importância de priorizar ingredientes que estimulem a sua produção.



O que é colágeno?

O colágeno é uma proteína fundamental para a estrutura da pele, sendo responsável pela elasticidade e firmeza. Ele representa cerca de 70% da proteína presente na pele. Porém, suas funções e benefícios vão muito além da saúde da derme. De acordo com estudos recentes, existem mais de 20 tipos diferentes de colágeno, que podem aparecer no corpo em forma de gel, ou até como fibras nos tendões e ligamentos.


Tipos de colágeno


Ainda segundo o estudo, cada tipo de colágeno possui uma função específica para diferentes áreas da saúde. Os tipos I e III são os que oferecem maiores benefícios para a pele, já que são responsáveis pela elasticidade, firmeza, sustentação e por parte da hidratação da cútis.


O colágeno tipo I é encontrado com mais facilidade e abundância no nosso corpo e ajuda não apenas na formação da pele, mas também dos ossos, tendões, córneas e outros tecidos. Esse é o tipo de colágeno queridinho de quem procura melhorar a saúde da pele e promover bem estar.


Colágeno e a idade


O colágeno é uma proteína produzida naturalmente pelo corpo até os 25 anos. Estima-se que é nesta idade que a produção de colágeno começa a cair em um ritmo de 1% ao ano, até a menopausa, cujos primeiros anos apresentam cerca de 30% da perda da produção.


É claro que isso afeta diretamente a saúde em vários aspectos. A renovação celular, por exemplo, torna-se irregular, o que faz com que a pele perca firmeza e elasticidade, causando rugas e linhas de expressão.


Como preservar a produção de colágeno?


Graças a diversas pesquisas e estudos, bem como aos avanços da ciência, existem formas de preservar e estimular a produção de colágeno pelo corpo. A alimentação é, sem dúvidas, a mais simples delas. Isso porque alimentos ricos em vitamina A (vegetais verdes, vermelhos, laranja ou amarelos), vitamina C (brócolis, couve e frutas cítricas), vitamina E (oleaginosas, abacate, uva), lisina (carnes, ovos, aves e tofu), licopeno (tomate, beterraba, melancia) e zinco (ostras e carnes) são fontes de nutrientes que ativam a produção de colágeno.


Além disso, priorizar nutracêuticos e nutricosméticos que utilizam a tecnologia Peptan, que estimula o corpo a produzir colágeno, é uma forma de garantir a saúde e elasticidade da pele com resultados em longo prazo.

59 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page