top of page
Buscar

Uma reflexão sobre o consumo consciente de nutracêuticos

Nos últimos anos, venho percebendo avanços significativos no mercado de nutracêuticos. Em minha opinião, graças às mudanças no mindset e no estilo de vida de pessoas no mundo todo, estamos, enquanto sociedade, cada vez mais conscientes e preocupados com o que consumimos e com a origem dos nutrientes que ingerimos.

Desde 2016, por exemplo, o ômega 3, as fibras e os carboidratos foram segmentos que cresceram rapidamente. Cada vez mais, criamos consciência e chamamos atenção para a importância de uma nutrição holística, que beneficia a saúde do corpo e da mente de uma forma completa.


O consumo regular de frutas como a maçã, por exemplo, que possui quercetina (um composto bioativo que possui ação anti inflamatória), e de hortaliças promove saúde e bem estar, protegendo diversos sistemas do corpo.


Ao longo das minhas pesquisas, estudos e através da troca de experiências com outros colegas e amigos, percebo muito como o mercado mudou nos últimos anos, caminhando para uma tendência de nutrição em wellness. A busca por uma vida mais saudável gera maior conscientização quanto aos benefícios de uma alimentação equilibrada.


Assim como todo movimento, é sempre importante lançarmos um olhar cuidadoso sobre as novas práticas, que oferecem riscos e benefícios, desafios e oportunidades. Para mim, é muito positivo pensar em práticas de consumo consciente, contanto que, em se tratando de nutrição, sempre haja o acompanhamento de um profissional capacitado.


Já encontrei pesquisas que apontam que consumidores mais conscientes estão reduzindo o consumo de gordura, açúcar e sódio, além de preferirem produtos de procedência natural e não industrializados. Este movimento do mercado, de ir cada vez mais em direção a práticas saudáveis e que proporcionem bem-estar não está somente relacionada à saúde, mas também à beleza.


Os nutracêuticos também oferecem propriedades cosméticas concomitantes, como a prevenção do envelhecimento precoce e manutenção da saúde da pele, cabelos e unhas, sempre respeitando o processo e a beleza natural de cada um.


Os benefícios para a saúde associados aos nutracêuticos também despertam a minha curiosidade graças aos efeitos relacionados ao atraso do processo de envelhecimento e na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, o que gera aumento da expectativa de vida.


Sabemos, ainda, que um estilo de vida saudável ajuda a prevenir doenças como diabetes, obesidade e até câncer. Ao mesmo tempo em que a nutrição é uma fonte de vida, é sempre importante ter equilíbrio. Cada pessoa tem uma necessidade energética e de nutrientes diferente.


Por isso, lembro mais uma vez que é fundamental ter o acompanhamento responsável de um profissional capacitado, para garantir que as práticas saudáveis de cada pessoa estão de acordo com as necessidades de seu organismo.


Com responsabilidade, Vanessa Suzuki.


30 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page