Uma reflexão sobre o consumo consciente de nutracêuticos

Atualizado: 2 de mar.

Nos últimos anos, venho percebendo avanços significativos no mercado de nutracêuticos. Em minha opinião, graças às mudanças no mindset e no estilo de vida de pessoas no mundo todo, estamos, enquanto sociedade, cada vez mais conscientes e preocupados com o que consumimos e com a origem dos nutrientes que ingerimos.

Desde 2016, por exemplo, o ômega 3, as fibras e os carboidratos foram segmentos que cresceram rapidamente. Cada vez mais, criamos consciência e chamamos atenção para a importância de uma nutrição holística, que beneficia a saúde do corpo e da mente de uma forma completa.


O consumo regular de frutas como a maçã, por exemplo, que possui quercetina (um composto bioativo que possui ação anti inflamatória), e de hortaliças promove saúde e bem estar, protegendo diversos sistemas do corpo.


Ao longo das minhas pesquisas, estudos e através da troca de experiências com outros colegas e amigos, percebo muito como o mercado mudou nos últimos anos, caminhando para uma tendência de nutrição em wellness. A busca por uma vida mais saudável gera maior conscientização quanto aos benefícios de uma alimentação equilibrada.


Assim como todo movimento, é sempre importante lançarmos um olhar cuidadoso sobre as novas práticas, que oferecem riscos e benefícios, desafios e oportunidades. Para mim, é muito positivo pensar em práticas de consumo consciente, contanto que, em se tratando de nutrição, sempre haja o acompanhamento de um profissional capacitado.


Já encontrei pesquisas que apontam que consumidores mais conscientes estão reduzindo o consumo de gordura, açúcar e sódio, além de preferirem produtos de procedência natural e não industrializados. Este movimento do mercado, de ir cada vez mais em direção a práticas saudáveis e que proporcionem bem-estar não está somente relacionada à saúde, mas também à beleza.


Os nutracêuticos também oferecem propriedades cosméticas concomitantes, como a prevenção do envelhecimento precoce e manutenção da saúde da pele, cabelos e unhas, sempre respeitando o processo e a beleza natural de cada um.


Os benefícios para a saúde associados aos nutracêuticos também despertam a minha curiosidade graças aos efeitos relacionados ao atraso do processo de envelhecimento e na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, o que gera aumento da expectativa de vida.


Sabemos, ainda, que um estilo de vida saudável ajuda a prevenir doenças como diabetes, obesidade e até câncer. Ao mesmo tempo em que a nutrição é uma fonte de vida, é sempre importante ter equilíbrio. Cada pessoa tem uma necessidade energética e de nutrientes diferente.


Por isso, lembro mais uma vez que é fundamental ter o acompanhamento responsável de um profissional capacitado, para garantir que as práticas saudáveis de cada pessoa estão de acordo com as necessidades de seu organismo.


Com responsabilidade, Vanessa Suzuki.


2021_edited_edited_edited.jpg

Oi,
Eu sou Vanessa

Mulher, palestrante, escritora. Pesquisadora de fitocomplexos e genômica nutricional. Consultora de inovação em saúde. Nutricionista. Pós-graduada em Nutrição Clínica e Estética. Doutoranda e Mestre em Ciências pela Unifesp.

Post Archive 

Tags