top of page
Buscar

Um pitch de sucesso

Um pitch é uma apresentação oral, presencial ou on-line, com duração de 5 a 10 minutos com objetivo de despertar o interesse de investidores ou clientes pelo seu negócio, e deve conter informações essenciais e diferenciadas.



Durante a minha palestra no Ganepão 2019, comentei sobre os 10 passos que considero essenciais para você que é empreendedor incluir em sua explanação:

  1. Exclusividade: Durante 5 a 10 minutos mostre o “brilho no seu olhar”.

  2. Simplicidade: Apresente a “proposta de valor” e a “solução” de seu trabalho.

  3. Prototipação: Demonstre como sua inovação soluciona um problema, leve exemplos, protótipos ou produtos que já estão no mercado.

  4. Empatia: Pratique uma escuta ativa, seja comunicativo, mas saiba ouvir sugestões.

  5. Defesa: Considere uma busca de anterioridade com foco na vantagem competitiva de sua proposta.

  6. Humildade: Explane sobre as estratégias de crescimento e gestão da inovação, sob a sua ótica, e aceite críticas.

  7. Inteligência emocional: Controlar suas emoções e sentimentos, com o intuito de conseguir conquistar seu objetivo, pode ser considerado com um dos principais trunfos para a sua conquista.

  8. Confiança (dados, números e mercado): Contextualize o mercado potencial, e as suas variáveis relevantes. Explique sobre como monetizar por meio de sua inovação. Seu negócio dever ser escalável.

  9. Assertividade: Relate o valor de investimento mínimo que necessita e apresente um planejamento financeiro sustentável.

  10. Colaboração: Apresente seu time de sucesso! Lembre-se: “Ninguém é tão inteligente como todos nós juntos”, certo?

Vale ressaltar, que é necessário ter cuidado com o ego no momento da sua apresentação, porque ninguém investe em sua empresa ou apenas numa ideia. De fato, se você está numa rodada para pedir investidor, algo você precisa aprender para empreender no seu negócio para que seus indicadores financeiros sejam mais atrativos.


Para “mudar o mundo”, alguns investidores apostam no impacto social de sua solução, geração de receitas, escalabilidade, nas suas virtudes e forças de caráter, competências, habilidades, atitudes, pessoais e profissionais.

Desejo para você, um excelente pith de sucesso!


Com amor e coragem, Vanessa Suzuki.

38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page