top of page
Buscar

Peptídeos de colágeno e envelhecimento da pele

Envelhecer é um processo natural, e umas das causas do envelhecimento cutâneo é a ação aos raios ultravioletas sobre a pele, este processo complexo está relacionado com as reações bioquímicas e alterações morfológicas e funcionais da pele.



Além disso, alguns autores sugerem que com o avanço da idade, a pele passa a apresentar um importante declínio do conteúdo de colágeno, e a suplementação oral de peptídeos de colágeno pode ser benéfica para atenuar esta perda.


A literatura científica relata que a perda de colágeno, no período fértil da mulher, ocorre cerca de 1% ao ano e pode atingir mais de 30% no período pós-menopausa, e esta perda de colágeno é um dos principais marcadores do envelhecimento cutâneo.

Vale ressaltar, que os cuidados com a saúde e a estética devem começar pela alimentação. Uma dieta equilibrada e rica em substâncias benéficas ao organismo como proteínas, fibras, vitaminas e sais minerais, e é importante para a prevenção e o combate de muitas doenças, além de contribuir com a beleza e a saúde da pele.

No entanto, um estudo clínico avaliou 69 mulheres com idade entre 35 e 55 anos, demonstrou aumento da elasticidade da pele nas mulheres que suplementaram 2,5 a 5g de peptídeos de colágeno durante 8 semanas. Em outro estudo clínico, os mesmos autores mostraram diminuição das rugas periorbitais em 114 mulheres, com idade entre 45 e 65 anos, que consumiram 2,5g de peptídeos de colágeno durante 8 semanas.


Ainda, em outro estudo clínico, 105 mulheres saudáveis com celulite moderada e idade entre 24 e 50 anos ingeriram 2,5g/dia de peptídeos de colágeno bioativos durante 6 meses e diminuíram significativamente as ondulações da pele. Já, outro ensaio clínico randomizado avaliou 60 mulheres com idade entre 40 e 59 anos durante 12 semanas, demonstrou aumento da densidade de colágeno na derme nas mulheres que consumiram 10g de colágeno hidrolisado com alto teor de peptídeos de colágeno diariamente.


Similarmente, em outro ensaio clínico randomizado, os autores avaliaram 85 mulheres divididas em 3 grupos (placebo, colágeno hidrolisado, colágeno hidrolisado com alto teor de peptídeos de colágeno bioativos) durante 8 semanas, e mostraram aumento da elasticidade da pele e diminuição dos sinais de envelhecimento cutâneo no grupo que consumiu diariamente uma mistura de colágeno hidrolisado com alto teor de peptídeos de colágeno bioativos.


De acordo com a literatura científica, a ingestão diária de colágeno hidrolisado com alto teor de peptídeos bioativos poderá aumentar o conteúdo de colágeno na pele por estimular o metabolismo das células dérmicas, potencializar o crescimento e melhora do aspecto das unhas e cabelos, atenuar, suavizar e prevenir os sinais de envelhecimento cutâneo.

Com amor, Vanessa Suzuki.

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page