top of page
Buscar

Como as unhas refletem a saúde do corpo

Você sabia que cuidar da saúde das unhas vai muito além da estética? As unhas são verdadeiras aliadas da saúde e bem estar, porque é através delas que, muitas vezes, descobrimos que algo não vai bem. Elas dizem muito mais sobre a sua saúde do que você pensa, e saber interpretar os sinais que as unhas dão é fundamental para identificar possíveis problemas no fígado, pulmões e até no coração.


Confira abaixo os sinais mais comuns e o que podem indicar. E lembre-se: sempre que perceber alguma alteração nas suas unhas, procure um médico.


Cor

  • Unhas pálidas e sem cor indicam problemas relacionados à insuficiência de ferro (anemia) e má nutrição. Em casos mais severos, podem indicar doenças do fígado ou até insuficiência cardíaca.

  • Unhas esbranquiçadas com as bordas escuras indicam possibilidade de problemas do fígado, como hepatite.

  • Unhas amareladas indicam infecção fúngica, uma das causas mais comuns de alteração. Com o avançar da infecção, o leito ungueal (parte de baixo da unha) pode enfraquecer e tornar as unhas quebradiças. Em casos mais graves, a coloração amarelada pode ser indício de problemas na tireoide, diabetes ou psoríase.

  • Se a unha apresenta uma coloração azul, pode significar que o corpo não está recebendo oxigênio suficiente, o que pode ter origem nos pulmões. Pode indicar, também, problemas de circulação.


Forma

  • Ondas: se a superfície da unha apresentar ondulações, é possível que seja uma manifestação precoce de problemas como artrite ou psoríase.

  • Curvas: apesar de menos comuns, as curvas podem desenvolver-se nas unhas a partir de problemas como deficiência de oxigênio, que pode ser consequência de doenças do intestino, fígado, pulmões ou até problemas cardíacos.


Linhas


O surgimento de linhas nas unhas é, normalmente, sinal de má nutrição ou deficiência de vitaminas e minerais. As linhas mais comuns são:

  • Linhas de Muehrcke: consistem em linhas finas brancas e transversais, que desaparecem quando a unha sofre compressão.

  • Unhas de Terry: unhas totalmente brancas, exceto por uma faixa transversal rosa ou marrom.

  • Linhas de Beau: Pequenas depressões transversais à unha.

  • Síndrome das unhas frágeis: caracteriza-se, principalmente, por uma alteração na unha, acompanhada de descamação das bordas.


Muitas vezes, as anomalias das unhas podem ser resultado de pequenas lesões e, assim, não indicam obrigatoriamente um problema de saúde. No entanto, é sempre válido está atento à saúde das unhas e procurar um médico sempre que necessário. Cuidar de si é garantia de saúde e bem estar!


93 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page