Como as unhas refletem a saúde do corpo

Você sabia que cuidar da saúde das unhas vai muito além da estética? As unhas são verdadeiras aliadas da saúde e bem estar, porque é através delas que, muitas vezes, descobrimos que algo não vai bem. Elas dizem muito mais sobre a sua saúde do que você pensa, e saber interpretar os sinais que as unhas dão é fundamental para identificar possíveis problemas no fígado, pulmões e até no coração.


Confira abaixo os sinais mais comuns e o que podem indicar. E lembre-se: sempre que perceber alguma alteração nas suas unhas, procure um médico.


Cor

  • Unhas pálidas e sem cor indicam problemas relacionados à insuficiência de ferro (anemia) e má nutrição. Em casos mais severos, podem indicar doenças do fígado ou até insuficiência cardíaca.

  • Unhas esbranquiçadas com as bordas escuras indicam possibilidade de problemas do fígado, como hepatite.

  • Unhas amareladas indicam infecção fúngica, uma das causas mais comuns de alteração. Com o avançar da infecção, o leito ungueal (parte de baixo da unha) pode enfraquecer e tornar as unhas quebradiças. Em casos mais graves, a coloração amarelada pode ser indício de problemas na tireoide, diabetes ou psoríase.

  • Se a unha apresenta uma coloração azul, pode significar que o corpo não está recebendo oxigênio suficiente, o que pode ter origem nos pulmões. Pode indicar, também, problemas de circulação.