Colágeno e beleza

Atualizado: 2 de Set de 2020

O colágeno hidrolisado é um suplemento nutricional que tem demonstrado exercer efeito anabólico sobre o tecido cartilaginoso. Sua administração parece ser benéfica em pacientes com osteoartrite, e na beleza da pele.



O colágeno está presente nos tecidos conjuntivos e conectivos no corpo humano, essencialmente pele, articulações e ossos, relacionado com a hidratação da pele, regeneração óssea e cartilaginosa, reconstrução vascular e cardíaca, e envelhecimento cutâneo.


Além disso, há uma discussão sobre a efetividade no consumo diário da suplementação oral, pois o que define se um colágeno é tipo I, II ou III é o formato tridimensional da cadeia proteica do colágeno na sua forma nativa ou natural.


Nota-se, que geralmente o tipo I é o mais encontrado na pele (cerca de 85% do peso seco da pele) e o tipo II é o mais encontrado em articulações e algumas cartilagens. Além disso, o tipo III também é encontrado na pele, mas num teor muito inferior ao tipo I, apenas cerca de 10% do peso seco da pele.


Desse modo, quando a indústria menciona produtos com colágeno hidrolisado ou peptídeos de colágeno, trata-se de moléculas hidrolisadas, ou seja, quebradas em tamanhos bem pequenos. Desta forma, já não é possível identificar seu formato tridimensional original e então não pode-se dizer que estes peptídeos sejam do tipo I, II ou III.