Alimentação e imunidade

Atualizado: 2 de Set de 2020

Nesta quarentena devido ao coronavírus, o estilo de vida e de alimentação da maioria das pessoas tem novos significados, aromas e sabores. Isso acontece porque quando estamos conectados com as nossas famílias, raízes e essência, resgatamos receitas antigas, memórias e comidas da infância, e uma busca no alimento de conforto e até uma possível proteção.



De fato, a imunidade protege nosso organismo de algumas doenças, vírus e bactérias, além de fazer muita diferença para a saúde mental e a integridade da nossa pele. Na agitação diária, às vezes deixamos de prestar atenção na origem dos produtos que consumimos com o objetivo de nos mantermos belos e saudáveis.


No entanto, devemos ter em mente que esses produtos não podem se limitar à questão estética – eles devem também nutrir o corpo, a alma e a mente.

Manter uma alimentação equilibrada diariamente, baseada em frutas e hortaliças, água, sucos e chás naturais, além de ser deliciosa, também ajuda a aumentar as defesas do corpo e a beleza da pele. Nas quantidades adequadas, água, arroz, feijão, carnes vermelhas, lentilha, grão de bico, ervilha, frutas cítricas como laranja e limão, abóbora, cenoura, couve, rúcula, agrião, iogurte natural e castanhas, principalmente 1 castanha do Brasil, garantem a dose diária das vitaminas e minerais de que precisamos para a proteção do nosso sistema imunológico. Isso é fundamental não apenas em tempos de pandemia, mas constantemente.

Além disso, consumir esses alimentos regularmente também ajuda na regulação hormonal e da microbiota, o que nos propicia uma sensação de relaxamento e felicidade (e, consequentemente, nos deixa mais belas).

Um mingau aconchegante


Para quem gosta do calor e aconchego de um bom mingau, segue uma deliciosa receita, perfeita para dias de recolhimento: em 250ml de leite + 250ml de água, coloque dois anis estrelado, dois cravos da índia, 1 pedacinho de canela em pau (ou pó), quatro colheres de sopa de aveia, mexa ao ferver por até 10 minutos. Sirva com frutas, castanhas picadas ou geleia natural.